Bachata e Gustavo Lima em Belém
[Contenido en portugués - Content in Portuguese]
Eis algumas observações e vivências na minha viagem a Belém do Pará, o Portal da Amazônia:
- Tá calor pra caramba! (Hasta siendo Tampiqueño me quejo...estamos muy cerca del ecuador.)
- Nos livros de história na escola sempre vinha como um fator de crescimento em cidades prósperas um clima bom. Aquí é longe de ser um clima bom (sou de uma cidade com o mesmo clima, então posso falar!), mas como tem prédio alto na cidade! Ela (zona metropolitana) tem quase 2.2 milhões de pessoas.
- Indo de Uber do aeroporto para o hotel percebi uma bachata no rádio do carro. Bachata é a música tradicional da República Dominicana que é muito popular nos EUA porque tem muito caribenho lá (e ali já tem muita letra em Spanglish - o "idioma" com que cresci nos EUA). Acontece que o Gustavo Lima é fã de artistas latinos como Prince Royce e Romeo Santos e ele tá usando muitos arranjos musicais da bachata em suas músicas. A bachata é um dos meus tipos de música favoritos e embora seja o Gustavo Lima, tanto faz, é português. Então já são duas coisas que eu gosto num mesmo lugar: português e bachata.
- Outra coisa que eu gosto é cajá/taperebá. Aconteeeece que aqui tem, não só suco de cajá, mas também sorvete de cajá (helado de jobito para que mis tampiqueños entiendan la magnitud de mi felicidad!)
- Foi muito legal ter a participação da Tabata Amaral na abertura do evento da #FAUBAI2019. Ela tem 25 anos e tem uma aproximação da política que é muito genuína. Nasceu e cresceu na periferia de São Paulo e enfrentou muita dificuldade para poder se formar na Harvard University. Dado curioso: ela tem um sotaque indiano-brasileiro em inglês kkkk. Ela disse que na Harvard fez amizades ótimas com indianas.
- Camarão no Tucupi é interessante. Tucupi é um caldo amarelo feito com a raiz da mandioca brava. Parte essencial do prato é o jambu, que lembra um pouco uma erva mexicana que chama verdolaga. Só que jambu deixa a língua um pouco adormecida.
- Aqui chove todo dia as 2 da tarde. Na verdade, é um exagero, mas chove muito mesmo. Aquí só tem duas estações: verão e verão com chuva (inverno).
- 8. Muitas pessoas usam um -s xiado ao final dax palavraix como no português carioca, e também usam a conjugação na forma "tu"! (estás aonde?)
- 9. Motorista não pode dirigir nem meio-dia sem ligar o ar condicionado no carro por conta do calor infernal.
- 10. Experimentei uma fruta nova (nova pra mim) - e agora mesmo não lembro do nome..., mas eu nunca tinha experimentado tanta fruta nova em minha vida desde que vim para o Brasil pela primeira vez em 2014.
August 16, 2019
Comentarios
Publicar un comentario